A internet e seu impacto nos processos de recuperação da informação
Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira
Ulrich Schiel
Resumo
Mostramos como as tecnologias da informação, em particular a Internet, estão provocando uma globalização das atividades de recuperação de informação e pesquisa bibliográfica. Apresentamos as diversas formas de interação na Internet e os principais serviços existentes atualmente referentes à recuperação bibliográfica.
Palavras-chave
Internet; Recuperação da informação
INTRODUÇÃO
Com a necessidade de colocar a informação ao alcance de qualquer pessoa, quando e onde for necessário e, por outro lado, com o aumento global do volume de documentos publicados, torna-se difícil gerenciar, disseminar e recuperar a informação em tempo hábil.
Considerando a informática como fator fundamental no processo de recuperação de informação, percebemos que a cada momento surgem tecnologias cada vez mais sofisticadas que permitem uma interação direta entre os usuários e os sistemas.
Atualmente, a arte de disseminar e recuperar informações bibliográficas dispõe, além dos recursos usuais de recuperação, dos serviços a nível mundial, como WWW (World Wide Web ou Web), baseado nos conceitos de hipertexto e hipermídia.
Este trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: inicialmente abordaremos os fundamentos da recuperação da informação e os respectivos serviços, em seguida faremos algumas considerações sobre a Internet e alguns dos seus serviços disponíveis, abordaremos também os catálogos Web e as ferramentas de buscas mais conhecidas e usadas na Internet.
A RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Fundamentos da Recuperação da Informação
A explosão documentária aumentou significadamente a dificuldade de recuperar informação em sistemas manuais.
O processo de recuperação de informação compreende basicamente três etapas: indexar, armazenar e recuperar.
Com o advento da informática, indexar, armazenar e