serviço social e sua inserçao nos processos de trabalhos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7 ABEPSS, 2009. p. 144‑163. 7
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma reflexão acerca do processo de trabalho e institucionalização do Serviço Social no Brasil.
O surgimento do Serviço Social no Brasil se deu na década de 30 do século passado, o Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão Social, constituem seus objetivos centrais; a analise do significado social da profissão no processo de reprodução das relações sociais, tendo como referencia a abordagem de (IAMAMOT1995), as explicitações das demandas colocada socialmente ao Serviço Social e as necessidades sociais a que a profissão busca responder.
Sabendo que o Serviço Social surge da emergência da questão, do conjunto das expressões da desigualdade social econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura do antagonismo (conflito) entre o capital e o trabalho.
A questão social é expressão das desigualdades sociais constitutivas do capitalismo, suas diversas manifestações são indissociáveis das relações entre as classes sociais que estrutura esse sistema e expressa também na resistência e na disputa política. Essa concepção de reprodução social fundamenta uma forma de aprender o serviço social como instituição inserida na sociedade. (IAMAMOTO E CARVALHO 1995, P.73)
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social, desde seu surgimento e ao longo de sua consolidação como profissão, sofreu diversas modificações. Inicialmente, atuava sob o prisma filantrópico da ajuda.com a evolução das expressões da questão social e as mazelas acirradas com o sistema capitalista,a profissão necessitou de sistematizar seus conhecimentos ,na perspectiva de compreender melhor a realidade social. Assim o