giovane
Giovane da Silva Teixeira
Estagio Supervisionado
Administração
O risco dos bancos ao concederarem crédito aos clientes
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o risco dos Bancos ao concederem crédito.
CONTAGEM
2014
1 – INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem como proposta apontar quais são os riscos de crédito que as instituições financeiras possui com relação aos clientes, também é necessário entender se a concessão de crédito é viável ou não para os bancos.
Inicialmente é relevante entender o que é o crédito. Para Berni : o crédito é um processo dinâmico que envolve naturalmente diversos fatores, divididos em dois grandes grupos, a saber:
- fatores internos: os cadastros, balanços, vendas, faturamentos, custos, modus operandi, administração etc.;
- fatores externos: economia , mercado financeiro, sarzonalidade, problemas sociais, patamar de juros etc.(BERNI,1999,P.14-15).
Para Silva(1997), as atividades de gerir e analisar crédito têm um importante papel no contexto sócioecconomico do País. Afirma ainda que os bancos tem o papel de ser um intermediador financeiros entre as empresas nas quais utilizam em seus recursos a necessidade de investimento e de capital de giro. O autor afirma ainda que os bancos e instituições de crédito em geral, cujo principal produto é o dinheiro, não há possibilidade de vendas a vista, então o crédito é o próprio negócio dessas instituições. Levando em consideração a analise de crédito bancário, O risco de crédito é algo que está presente no cotidiano de qualquer empresa, seja uma empresa da área financeira, seja uma empresa de serviços, comercial ou industrial. No entanto, tendo em conta o negócio ou a área de atividade em que se inserem, as empresas procedem as análises mais ou menos elaboradas do risco de crédito dos seus clientes. Desde o estabelecimento comercial de venda ao público que