Serviço Social e Saúde
Serviço Social e Saúde
1.1 Tema:
A importância da inserção do Assistente Social no trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde II de Sete Barras: impactos, ausências e limitações na garantia de direitos dos usuários da rede pública de saúde.
2. Problema:
Ao realizar uma pesquisa exploratória na Unidade Básica de Saúde II de Sete Barras com o objetivo de observar a relação do serviço social e a saúde notamos que há ausência de um assistente social na unidade básica, o que por sua vez gera uma série de problemáticas na efetivação dos serviços prestados. Podemos destacar entre eles alguns que estão ligados a precariedade dos serviços que na maioria das vezes não são realizados, também destacamos que outros profissionais tentam fazer e desenvolver ações próprias do trabalho do assistente social. Portanto, algumas inquietações surgem e fomentam reflexões com sentidos a entender se há profissionais que possivelmente estejam realizando o trabalho de um assistente social em sua ausência?.Se tal afirmativa se der positiva então quais os desafios encontrados ao decorrer dessa atuação?Também estamos inquietos em saber se na Unidade de Saúde houvesse o trabalho desenvolvido por um assistente social, como se daria esse processo? Quais ações desenvolvidas pelo serviço social no âmbito da saúde?
3. Delimitação do Tema:
Essa pesquisa será sobre a importância da inserção do Assistente Social no trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde II de Sete Barras, os impactos da ausência e as possíveis limitações na garantia de direitos dos usuários da rede pública de saúde.
4. Justificativa:
Afora o interesse pessoal da pesquisadora focada em compreender como seria o desenvolvimento das ações sociais, as mudanças e melhorias na unidade básica com a presença de um assistente social, o tema nos trás a realidade vivida, um assunto que vem a ser de suma importância para os profissionais da saúde, assistência social e principalmente ao próprio