Serviço social na saúde
Conhecendo um pouco da nossa história * O Serviço Social surge no Brasil na década de 1930, em decorrência das profundas transformações que a sociedade brasileira vivencia nesse momento. * Neste contexto, a profissão, orientada pela Doutrina Social da Igreja Católica, preocupa-se com a dimensão moral e religiosa, entendendo os sujeitos sociais enquanto indivíduos desajustados. * A intervenção profissional era direcionada para amenizar os – dito - problemas sociais, sem questionar os porquês e nem como eles surgem, naturalizando a ordem dada.
O perfil do/a profissional? * Mulheres religiosas, de bons costumes morais. * Pertencentes à alta classe da sociedade. * Vocacionadas para fazer o bem, ajudar os pobres. * Fiscalizar e normatizar os comportamentos, ajustando-os as regras morais vigentes.
As transformações...
As décadas seguintes foram acompanhadas por intensas modificações, tais como: crescimento urbano desordenado, desemprego, violência, conflitos agrários, os direitos sociais resumiam-se ao atendimento daqueles que encontravam-se amparados pela legislação trabalhista. * Os movimentos sociais - com destaque para os movimentos feministas - nesse momento, invadem a arena, questionando essa ordem que dominava e exigindo por parte Estado, Políticas Públicas de enfrentamento a situação instalada. * Essas mudanças econômicas, sociais e políticas vão impactar diretamente na profissão e conseqüentemente no modo de fazer do assistente social.
Mudando a direção... * Esse contexto de efervências desencadeou no Serviço Social um processo de revisão crítica, que ficou conhecido como Movimento de Reconceituação. Os profissionais passaram a discutir e rever sua atuação profissional e a quem se destinava de fato as respostas que vinham dando a partir de sua intervenção. * A categoria profissional buscou romper com o chamado Serviço Social