Serviço social e questão racial
1- Como eu costumo reagir diante das pessoas que pensam e agem diferente de mim ?
Essa questão é de ordem estritamente pessoal, e no que se refere ao meu “eu interior” (em análise) faz-se mister, ressaltar que a aceitabilidade das diferenças culturais é um fato de difícil análise. Atualmente, ao nascermos já adquirimos uma identidade cultural, e esta, acabamos por carregar conosco no restante de nossas vidas, neste interím, afirmar que “sou” estritamente aberta a aceitabilidade de quaisquer cultura, quer seja religiosa, racial, ou de outros, afetaria intimamente a identidade cultural que recebi no decorrer da minha vida. Porém, vale ressaltar que a reação diante de uma cultura, ou um pensar diferente ao meu, é a de respeitar a diversidade. Logo, muito dificilmente eu vá incorporar ao meu pensar ou a minha vida, no entanto estarei aberto a recepção de conhecimentos vindouros desde que não afetem intimamente a cultura pessoal precipuamente adquirida.
2- Análise das fotos:
As fotos ilustram a questão da diversidade cultural, onde se pode notar a referência aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade cultural foi complicada de quantificar, mas uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo.
AÇÕES AFIRMATIVAS E O DEBATE SOBRE O RACISMO NO BRASIL
Adreas Hofbauer
1- Idéia central:
- O texto traz como idéia central a questão da implantação de algumas ações afirmativas na politica publica brasileira em benefício da população negra, bem como