Sociedade
¹ Trabalho desenvolvido na disciplina de Política Social IV, primeiro semestre de 2012. ² Acadêmica do 8° semestre do Curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Santa Maria, RS, Brasil. 3 Acadêmica do 6° semestre do Curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Santa Maria, RS, Brasil. 4 Acadêmica do 8° semestre do Curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Santa Maria, RS, Brasil. 5 Acadêmica do 8° semestre do Curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA); Santa Maria, RS, Brasil. 6 Orientadora e Professora do Curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano (UINFRA); Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: mariliasr_sm@hotmail.com; carol_capeleto@hotmail.com ; francineziegler@bol.com.br, dabernardon@ig.com.br .
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido para a disciplina de política social IV do Sétimo Semestre do curso de Serviço Social no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Tem como objetivos discorrer sobre políticas afirmativas no âmbito da questão racial na assistência social, bem como abordar a atuação do profissional de Serviço Social neste contexto. Para desenvolvê-lo foi utilizado a análise documental e revisão bibliográfica. O racismo se apresenta como uma expressão da questão social na contemporaneidade, como produto histórico, econômico, cultural e social no Brasil, necessitando de profissionais críticos, propositivos e competentes para intervir neste âmbito.
Palavras Chave: Questão Racial; Serviço Social; Racismo. 1. INTRODUÇÃO A população afrodescendente, historicamente tem sido acometida por injustiças, estas continuam presentes até hoje em nossa sociedade. Na contemporaneidade verificamos os resíduos deste processo histórico,