SERVIÇO SOCIAL E PALESTRAS SÓCIOEDUCATIVAS
Trata-se de buscar alternativas que ultrapassem o atendimento individualizado, sistemático, unilateral, ou seja, de procura espontânea pelo usuário, que acabam distanciando a prática profissional do cotidiano da unidade e a transformando em burocratizada e mera executora das normas, rotinas e dos interesses institucionais. Além disso, de romper a visão de o assistente social ser a pessoa que tem por função ajudar os necessitados.
Este projeto tem como objetivo levar as informações a todos de forma clara e objetiva, abrindo espaço de interação entre profissionais e usuários. De forma que, haja uma mútua relação de contribuição, os profissionais como orientadores e esclarecedores dos direitos e da formas de acesso aos serviços sócioassistenciais e os usuários trazendo as problemáticas que fazem presente no interior da unidade para que sejam debatidas e levadas aos setores competentes. Desta maneira este projeto visa melhorar o atendimento oferecido pelo Serviço Social e, assim, estabelecer como preconiza o projeto ético político profissional uma postura a favor da classe subalterna.
Objeto: Prática Profissional do Serviço Social.
Público-alvo: Usuários internados e acompanhantes do Hospital Pronto Socorro Dr. João Lucio Pereira Machado.
Justificativa
As ações sócio-educativas são importantes instrumentos de trabalho para o assistente social, pois, a partir delas é possível esclarecer os usuários acerca do acesso a rede de benefícios e serviços assistenciais, dos seus direitos enquanto cidadãos, para que assim possam exercê-los. De