Quimica
Trabalho
De
Química
Nome: Jéssica Lemos
Turma: T72 Eja
Professora: Clara
Canoas, 26 de junho de 2014.
Índio (In)
O índio (do latim indicum, índigo ou anil) é um elemento químico de símbolo In de número atômico 49 (49 prótons e 49 elétrons) e de massa atômica igual a 114,8 u. À temperatura ambiente, o Índio encontra-se no estado sólido.
É um metal do grupo 13 ( IIIA ) da classificação periódica dos elementos. É pouco abundante, maleável, facilmente fundível, quimicamente similar ao alumínio e gálio, porém mais parecido com o zinco. A principal fonte de obtenção do índio é a partir das minas de zinco. Usado na fabricação de telas de cristais líquidos e na formação de películas delgadas que servem como lubrificantes. Foi descoberto por Ferdinand Reich e Theodor Richter em 1863 quando estavam buscando tálio em minas de zinco.
Aplicações
Foi empregado durante a Segunda Guerra Mundial como revestimento em motores de alto rendimento de aviões. Depois da guerra foi destinado a novas aplicações: em ligas metálicas, em soldas e na indústria eletrônica. Nos anos 80 despertou o seu interesse no uso de fosfatos de índio semicondutores e películas delgadas de óxidos de índio e estanho para e desenvolvimento de telas de cristais líquidos ( LCD ).
Outras aplicações:
Na fabricação de ligas metálicas de baixo ponto de fusão. Uma liga de 24% de índio com 76% de gálio é líquida a temperatura ambiente.
Para produzir fotocondutores, transistores de germânio e retificadores.
Formação de espelhos, tão bons como os de prata, porém mais resistentes a corrosão.
Seu óxido se emprega na fabricação de painéis eletroluminosos.
O isótopo radioativo In-111 é usado na medicina nuclear.
Potássio (K)
O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atômica 39 u, coloração branco