Memorial Descritivo Estágio II
O Contexto do adolescente em conflito com a lei:
Expressão da vida familiar
Autor – Ana Paula Nazario Lessa
Prof. Orientador ( Letícia Michels)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 2291) – Estágio
18/06/2013
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho demostra o desenvolvimento do estágio realizado na Instituição de estágio concedente, Fundação de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Tubarão que é a responsável pelo planejamento, execução e avaliação das ações voltadas aos programas e projetos sociais. Dentre suas ações está o acompanhamento aos adolescentes em medida socioeducativa em meio aberto de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.
O Projeto Caminhar que é a Unidade de estágio, é desenvolvido no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que integra a rede de proteção social. Mantém permanente articulação com o Sistema de Garantia de Direitos e oferece acompanhamento ao adolescente e sua família. Oferece um conjunto de procedimentos especializados para atendimento de Adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida ou de Prestação de Serviços à Comunidade, as quais compõem um corpo de medidas socioeducativas que são executadas em meio aberto, mantendo o adolescente em seu meio familiar e comunitário.
A vivência prática no campo de estágio, teve como meta a implantação do projeto de intervenção, contribuindo no fortalecimento dos vínculos familiares dos familiares e adolescentes autores de atos infracionais. O mesmo proporcionou a construção de encontros temáticos, sendo assim desenvolvidas palestras, dinâmicas, exercícios familiares e trocas de experiências entre pais.
O tema abordado está inserido nas oficinas temáticas já realizadas pela equipe técnica do Serviço de medidas socioeducativa. O mesmo