Bonafont RESUMO
Características
A água mineral é proveniente de uma fonte natural localizada na cidade de Jacutinga (Minas Gerais). O produto é vendido em garrafas de 500 ml, 1,5 e 6,25 litro. Entre suas características, estão o baixo teor de sódio (1,212 mg/l) em comparação com marcas disponíveis no mercado e 18,5 mg/l de sais minerais e (4,142 mg/l) de sódio nas embalagens de 10 e 20 litros na suas composições.
O excesso do consumo de sódio provoca diversos males, como hipertensão, problemas renais, digestivos, cardiovasculares e retenção de líquidos, que causam inchaço. O consumo de uma água com baixo teor em sódio ajuda a eliminar impurezas e toxinas provenientes de outros alimentos e bebidas (os refrigerantes, por exemplo, apresentam uma média de 140 ml/l de sódio). No entanto, a utilização de qualquer água mineral terá resultados similares, pois a diferença em termos percentuais são irrelevantes num sentido prático. A ideia de uma água que "desintoxica" foi uma excelente jogada de marketing da Danone.
Além disso, o Brasil é um dos países com menor consumo per capita de água com apenas 120 ml por dia. Anualmente os brasileiros consomem 43 litros de água mineral, muito baixo, se comparado ao consumo do México (137 litros), da Itália (176 litros) e da Argentina (90 litros). No Brasil, o consumo de água representa apenas 5% do segmento de bebidas não alcoólicas. O segmento de refrigerantes possui 63% de participação do setor.
A água Bonafont foi lançada em 1992 no México e hoje é a líder nacional do mercado. No Brasil, o produto foi lançado em 2008. A Danone vende água mineral natural em 23 países, nos cinco continentes, com marcas como Evian (presente em quase todo o mundo), Aqua (Indonésia), Volvic (França), Villavicencio (Argentina) e Bonafont (México). O segmento representa 30% do faturamento anual do grupo francês, que é de 18 bilhões de euros, e apresenta crescimento de 10%