PIN Ultima Modifica O 06 06 2014 1 1
Prof.Dr. George Oujeiko
Professor Orientador
Mestre
Valdir Farias dos Santos RA:
RA: 14-1-10102
RA 10-1-004017
RA 14-1-010012
RESUMO
PALAVRA CHAVE: Logística, Logística Reversa, Reciclagem, meio ambiente
1. INTRODUÇÃO
A logística é a ciência (e a arte) de assegurar que os produtos corretos chegarão ao local certo na quantidade correta e nas condições desejadas, satisfazendo a exigência dos clientes. Ela trata do gerenciamento de materiais do ponto de aquisição até o ponto de consumo. Aqui será visto o processo inverso, conhecido como processo de logística reversa que é do ponto de consumo até o ponto de origem e que, a exemplo da logística tradicional, também deve ser gerenciado.
Empresas de vários ramos utilizam este tipo de ciclo: fabricantes de bebidas precisam gerenciar o retorno das garrafas dos pontos de venda até seus centros de distribuição. A indústria de latas de alumínio investiu muito na matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido ao longo dos anos meios inovadores na coleta de latas descartáveis.
Siderúrgicas utilizam em grande escala a sucata gerada por seus clientes, contando com a utilização de centros coletores de carga.
O Brasil possui condições logísticas, tecnológicas e econômicas para que as embalagens de PET retornem por meio do canal reverso de reciclagem ao ciclo produtivo pelo mercado correspondente, sendo reaproveitadas e constituindo matérias-primas.
O Ministério da Saúde proíbe a utilização do PET reciclado na área alimentícia, mas o mesmo pode ser utilizado na fabricação de outra embalagem para áreas de limpeza e higiene, bem como na fabricação de cordas, cerdas para escovas, fibras para tapetes, tubos, lonas para toldos, fibras para revestimento termo-acústico, fibras para enchimento de roupas de inverno, entre muitos outros.
Um sistema de logística reversa bem implementado pode, além da consecução de grande economia em relação