Serviço Social e os Processos de Desenvolvimento da Profissão
O SERVIÇO SOCIAL E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO
URUGUAIANA
2011
luana vidal
Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o semestre : oitavo
Orientador: Prof. Rosane Malvezzi – Maria Angela Santini – Paulo Sergio Aragão – Rodrigo Eduardo Zambon
Uruguaiana
2011
INTRODUÇÃO
O texto retrata o surgimento da profissão no Serviço Social, com as condições históricas do surgimento da profissão no âmbito nacional e mostra também a visão e as metas dos primeiros profissionais da época,vamos encontrar a influência da igreja no surgimento da profissão e o respeito ao pluralismo religioso.
A partir desse momento, é fundamental a compreenção histórica, teoria e métodos do serviço social que se processaram de 1930 a 1990, pois somente com a compreensão dos periodos que antecederam os anos 1980 é possivel assumir o compromisso ético – político profissional.
Portanto através desses fatores vamos conhecer o desenvolvimentom e as competências necessárias para o exerccio profissional.
O SERVIÇO SOCIAL E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA PROFISSÃO
As primeiras iniciativas ao surgimento da profissão do Serviço Social, surgiu em 1934 período em que o capitalismo ingressava na sua fase monópolica, onde houve a necessidade de um estado regulador das relações sociais, a questão deixou de ser tratada como caso de polícia para ser reconhecida como deficitária da relação entre capital e trabalho, Os capitalistas tiveram que reconhecer que não era mais possível dominar através da repressão, uma vez que este