Resumo de O serviço Social e o popular: Resgate do projeto profissional de ruptura.
Centro de Ciências Humanas
Curso de Serviço Social
Fundamentos Históricos, Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Resumo de O serviço Social e o popular: Resgate do projeto profissional de ruptura.
(Silva, Maria Ozanira da Silva, 1998).
Ingrid Stake
Caxias do Sul, junho de 2010.
Capítulo 1
Contextualizando o Serviço Social no Processo Histórico Brasileiro
1. Notas sobre a institucionalização e consolidação do Serviço Social
Uma análise do processo histórico do Serviço Social e seu desenvolvimento na conjuntura brasileira mostram que por estar sempre buscando desvendar o significado social da profissão, situa a mesma em uma clara articulação nas diferentes conjunturas das classes sociais. Essas diferenças entre as classes tornam-se notórias quando se percebe a contradição da proposta profissional do Serviço Social, visto que os profissionais recebem o mandato das classes dominantes, as contratantes, para atuarem junto à classe trabalhadora, as dependentes, reforçando a separação entre os pólos.
A compreensão de tal situação pode ser buscada na própria história e processo de institucionalização da profissão, já que existiu a ligação direta a instituições assistenciais, estatais, paraestatais e autárquicas junto à burguesia industrial que notava o crescimento do proletariado urbano. São criadas ações normativas e assistenciais como mecanismos de esvaziamento e controle do potencial de mobilização dos trabalhadores urbanos.
Com o surgimento das grandes instituições, amplia-se o mercado de trabalho para a profissão, permitindo que o Serviço Social rompa com suas origens confessionais, advindas da junção à igreja católica, transformando-o numa atividade institucionalizada, ligando suas bases ao Estado e aos setores empresariais. Apesar de a história mostrar que a profissão no Brasil institucionalizou-se respondendo fundamentalmente aos interesses burgueses da sociedade, nas últimas décadas o