Projeto Desertificação no Rio Grande do Sul
2013
1 INTRODUÇÃO
A desertificação é um problema que está atingindo vários países ao redor do mundo, inclusive o Brasil. Se caracteriza pelo empobrecimento de ecossistemas áridos, semi-áridos e sub-úmidos. Esse processo pode ocorrer pelas ações humanas (chamada de desertificação ecológica), ou também por fatores naturais (chamada de desertificação climática). A desertificação possui diferentes graus de intensidade, podendo se manifestar de maneiras diferentes. Traz consequências tão graves que incluem até a violência e o desemprego.
Objetivamos desenvolver conhecimentos sobre o assunto, conscientizar as pessoas para o cuidado com o meio ambiente para que não ocorra o avanço desse problema, mostrando quais as cidades do Rio Grande do Sul estão sendo atingidas e a porcentagem de área, juntamente com mapas.
O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica de dados atualizados sobre o tema pesquisado na internet, revistas, livros e vídeos. Procurando haver completo entendimento sobre o tema abordado.
Percebemos a necessidade de abordar esse tema pois, o fenômeno está atingindo a região oeste do Rio Grande do Sul, podendo se agravar para outras regiões do nosso estado sendo realmente um problema não muito conhecido e que precisa ser combatido urgentemente.
2 DESERTIFICAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
Deve-se chamar a atenção, primeiramente, para a diferença entre o conceito de deserto e desertificação, antes de falarmos especificamente sobre o caso que ocorre no Rio Grande do Sul.
Deserto é uma região de clima árido na qual predominam as seguintes características:
• Evaporação potencial maior que a precipitação média o que resultará uma carência de água e fraco desenvolvimento da biosfera;
• Escassa precipitação, com alta variabilidade inter anual;
• Presença de solos rasos, com alta deficiência hídrica e tendência à concentração de sais;
• Drenagem intermitente e mal organizada;
• Esparsa cobertura vegetal com