potenciais de ação
PROF. GARCIA RODRIGUES DE ALMEIDA
01 – POTENCIAIS DE MEMBRANA CAUSADOS POR DIFUSÃO
a) Potencial causado por difusão de íons potássio (Ver fig. 5.1A)
b) Potencial causado por difusão de íons sódio (Ver fig. 5.1B)
c) Equação de NERST determina potencial de membrana causado pela difusão de ions isolados
se o íon difusível for de carga negativa (ânion), use o sinal positivo e se for de carga positiva (cátion), use o sinal negativo
02 – POTENCIAL DE REPOUSO DAS FIBRAS NERVOSAS
O potencial de repouso das fibras nervosas é de – 90 mV e, sua formação se deve ao transporte ativo de sódio e potássio (Na+ - K+ ATPase) e aos canais de vazamento (Ver fig. 5.4A e B). Nas condições de repouso da membrana, o íon potássio é cerca de 100 vezes mais permeável que o íon sódio, o que permite sua rápida difusão.
03 – ORIGEM DO POTENCIAL DE REPOUSO DA MEMBRANA
A difusão de íons NA+ e K+ e a ação da Na+ - K+ ATPase geram potenciais de membrana
a) Potencial causado pela difusão do potássio
Como a taxa do potássio interno sobre o externo é de 35 para 1 (140/4 = 35/1), então o potencial de repouso da membrana, determinado pela equação de NERST será
Nesse caso o potencial de repouso, no lado interno da membrana, será de – 94 mV, se o íon que estiver difundindo for exclusivamente o íon potássio(Ver fig. 5.5A).
b) Potencial causado pela difusão do sódio
No caso do potencial de membrana ser causado pela difusão do íon sódio (Ver fig. 5.5B), como sua taxa é de aproximadamente 0,1 (14/142 @ 0,1), o potencial será:
Como os íons não se difundem isoladamente, podemos calcular o potencial gerado pela participação conjunta dos diversos íons, especialmente os íons sódio e potássio. Para isso vamos usar a equação de GOLDMAN-HODGKIN-KATS ou simplesmente equação de GOLDMAN, teremos:
P é a permeabilidade do íon na membrana
c) Contribuição da Na+ - K+ ATPase
A bomba de sódio e potássio transporta 3Na+ do lado interno para o lado