potencial de ação
Potencial de ação é um fenômeno que ocorre em conjunto, e caracteriza-se por uma membrana de uma célula excitável, ou seja, estimulável, realmente se excita, uma série de eventos fisiológicos ocorrem através dessa membrana. (http://bioensina.blogspot.com.br/2009/10/potencial-de-acao_24.html)
Como ocorre uma excitação em uma membrana celular?
De modo geral, a membrana se excita no momento em que ela recebe um estímulo.Exemplos de estímulos: calor, frio, solução salina hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão, etc.
No entanto, algumas células são auto-excitáveis, isso significa dizer que essas células apresentam uma alta excitabilidade (fácil estimulação) e assim não precisam receber estímulos para desencadear o Potencial de Ação. O potencial de ação gerado por essas células com alta excitabilidade também é conhecido como potencial espontâneo. Um típico pontencial de ação em uma típica célula excitável dura apenas alguns poucos milésimos de segundo, e pode ser dividido nas seguintes fases: ( http://bioensina.blogspot.com.br/2009/10/potencial-de-acao_24.html)
Despolarização: É a primeira fase do potencial de ação.
A membrana celular possui inúmeras estruturas protéicas que funcionam como “portas” de passagem de íons de sódio e potássio. Essas portas ficam normalmente fechadas em um neurônio em repouso, abrindo-se quando ele é estimulado. (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso3.php)
Imagem 1 - Despolarização
Fonte: www.sobiologia.com.br
Quando um estímulo apropriado atinge o neurônio, as portas de passagem de sódio abrem-se imediatamente na área da membrana que foi estimulada: o íon sódio, por estar em maior concentração no meio celular externo, penetra rapidamente através dessas aberturas na membrana. O brusco influxo de cargas positivas faz com que potencial da membrana, que era da ordem de -70mV (potencial de repouso), passe a aproximadamente +35mV.
O potencial de