SERVIÇO SOCIAL E FAMÍLIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA DE SERVIÇO SOCIAL E FAMÍLIA
PROF. GIOVANA HENRICH
Rafael da Veiga Pereira
1. A partir das discussões realizadas ao longo da disciplina, elabore um conceito seu acerca da categoria família.
Historicamente entende-se que a expressão "família" é derivada de "famulus", do latim, que significa "escravo doméstico". Esse termo criado na Roma Antiga caracterizava um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao ser introduzido à agricultura e também escravidão legalizada.
Sociologicamente, a família consiste em um sistema de organização, com valores, crenças e hábitos sociais desenvolvidos ligadas diretamente às transformações da sociedade, buscando uma melhor adaptação possível para a sobrevivência de seus membros e da instituição como um todo.
A família representa o espaço de socialização, de busca mútua e coletiva de estratégias de sobrevivência, espaço para o exercício da cidadania, possibilidade de desenvolvimento individual e grupal de seus membros, independentemente dos arranjos apresentados ou das novas estruturas que vêm se formando. Sua dinâmica é própria, afetada tanto pelo desenvolvimento de seu ciclo vital, como pelas políticas econômicas e sociais.
No mundo ocidental a família sofreu transformações junto com as transformações sociais e hoje em dia existem diversas formas, muito diferente da versão de família clássica que se desenvolveu ao longo dos séculos. As mudanças no mundo do trabalho e a mercantilização do cotidiano humano, assim como as alterações sociais e legais em torno à diversidade sexual modificaram e diversificaram a definição de família com relação a suas formas.
03. Gênero, Trabalho e Família são categorias indissociáveis. Quais os elementos que você utiliza para justificar essa afirmação?
As mulheres são protagonistas da alteração de posições sociais e lugares de participação na sociedade moderna. Porém, ainda, permanece explícito em