Aula pática
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.
Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios.
Relatório de prática em laboratório de química, realizada em 22 de novembro de 2013
Acadêmicos:
Luís Eduardo S. de Oliveira
Manoel Domingues Moreira
Rodrigo Marciano Pouso
Wilkens Frantz Ferreira
Prof. Dra. Keila Roberta Ferreira de Oliveira Dassan
Campo Grande, MS
2013
INTRODUÇÃO
No cotidiano da construção de edifícios são utilizados materiais que sofrem oxidações. A oxidação pode acarretar a deterioração do ferro, por exemplo, a ponto de afetar a segurança de uma estrutura. Nos casos menos graves, a aparência dos materiais fica afetada.
OBJETIVOS
Através da utilização de quatro tipos de materiais comumente empregados na construção de edifícios – alumínio, cobre, ferro e zinco, buscou-se conhecer as reações envolvidas na sua oxirredução (ou redox), e também o resultado do processo.
MATERIAL UTILIZADO
02 pedaços pequenos em forma de tiras de alumínio, cobre, zinco e uma pequena quantidade de lã de aço (ferro);
08 copos de Becher de até 50ml
4 porções de 10 ml de ácido clorídrico (HCl);
3 porções de 10ml de sulfato de cobre (CuSO4)
1 porção de 10ml de sulfato de prata (Ag2SO4 )
METODOLOGIA
Despejou-se em 4 Bechers 10 ml de ácido clorídrico, em 3 Bechers 10ml de sulfato de cobre e no Becher restante 10 ml de sulfato de prata. Em seguida, em cada um dos Bechers contendo ácido clorídrico, foram mergulhados os pedaços de metal - alumínio, cobre, ferro e zinco, um e cada um deles. Nos Bechers contendo sulfato de cobre, da mesma forma, foram mergulhados os pedaços de alumínio, ferro e zinco. Não foi utilizado o pedaço de cobre neste caso, pois o cobre (agente redutor) não reage com o sulfato de cobre (agente oxidante) já que são compostos pelo mesmo material – Cu. No Becher contendo sulfato de prata foi mergulhado