Serviço social utopia e realidade, resposta
A partir da leitura atenta do texto, elabore uma redação (não são apenas as respostas) de no mínimo duas páginas, contendo Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais. O texto deve ser entregue para o tutor local baseada nas seguintes reflexões:
• Em que data e evento ocorreu as primeiras iniciativas a formar o Movimento de
Reconceituação?
• Qual o contexto histórico e postura profissional nos anos de 1960?
• Relate o que foi e qual a importância do Encontro em Araxá.
• Aponte e comente pelo menos 02 características do Método de BH.
R = O Movimento de Reconceituação do Serviço Social marcou nos anos 60 para a Escola de Belo Horizonte um período de mudanças na formação que oferecia aos assistentes sociais, que vai definir novas diretrizes para toda uma categoria de profissionais na América Latina.
A conjuntura das sociedades latino-americanas e a relação desses países no contexto da política internacional levamos assistentes sociais a iniciarem um processo de revisão de seus objetivos profissionais.
O Movimento de Reconceituação, que tem suas primeiras idéias gestadas e difundidas pelos assistentes sociais chilenos, brasileiros, argentinos e uruguaios a partir de 1965, vai, nos anos posteriores, expandir-se pelos demais países do continente. Porém, é na conjuntura política da sociedade chilena, no período que vai de 1968 a 1972, que a Reconceituação aparece de forma mais enfática, apontando novas diretrizes para o trabalho dos Assistentes Sociais na América Latina.
A partir de Porto Alegre, foram realizados novos seminários num total de seis eventos até 1972. A preocupação básica era sempre a mesma: a busca de um Serviço Social próprio para os países da América Latina. Os profissionais então envolvidos começavam um processo de busca dentro da realidade específica de seu próprio país. Era a tentativa de encontrar alternativas que pudessem atender à