serviço social na contemporaniedade
Serviço Social Contemporâneo
Diego Procópio
RA 444828
Emanuela Marcela Andreato RA 407823
Ethol Exime
RA 425479
Maria Edineia Barne
RA 406748
Atividades Práticas Supervisionadas
Prof.ª. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Foz do Iguaçu, 08 de junho de 2013 - publicação
INTRODUÇÃO
O presente artigo se propõe a compreender a importância da formação profissional do Assistente Social.Frente às transformações do mundo globalizado,espera-se que o Assistente Social encontre respostas sólidas diante das especificidades da questãosocial.
Nesse sentido, a proposta se apresenta como uma possibilidadede compartilhamento de conhecimentos e saberes que auxiliam na compreensão das relaçõessociais e que permita a superação de ideias já concebidas.
O Serviço Social é uma profissão cujo objetivo de intervenção é a expressão multifacetada da questão social e tem contribuições da sociologia, psicologia, ciência política, antropologia e ética.
É uma profissão de caráter sócio-político crítico e interventivo que se utiliza de instrumental cientifico multidisciplinar das ciências humanas e sócias para o analise e instrumental nas diversas refrações da questão social. O Assistente Social tem como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica. Neste trabalho veremos a trajetória da profissão para que hoje se encontre regulamentada pela lei n° 8662 de 07 de junho de 93 que legitima o conselho federal de Serviço Social e Conselhos Regionais. O trabalho de um assistente social de antigamente era considerado um profissional de caridade do século 19. Por ser um resultado de privatização dos serviços que deveriam ser públicos e que desempenharam em estabelecer um desenvolvimento das forças produtivas, também podemos citar o trabalho das organizações não governamentais ONGs que é amplo e diversificado, para tanto faz-se é necessário ter um trato mais rigoroso com questão social.