serviço social :habitação e autarquias movimento e liames da pratica e da teoria de Marilia Andrade
Teoria e Metodologia do Serviço Social II
Serviço Social, Habitação e Autarquias:
Movimento e Liames da Prática e da Teoria
Marília Andrade
Palavras-chave:
• Variáveis; Politicas Organizacionais; Politicas Institucionais; Sistemas Societários; Dimensão Operativa / Simbólica; Fontes de Legitimação; Política de Habitação; Administração Publica; Racionalidade Administrativa; Referencial Cultural; Organizações Partidárias; Sistemas Operantes; Analise Conjuntural; Retotalização do Social.
O Serviço Social é uma das áreas do conhecimento das Ciências Sociais, e que contribui, com propostas efectivas de intervenção no domínio do Social.
Quanto à intervenção do Assistente Social, é um profissional, que manipula variáveis (característica de interesse, que se mede em cada elemento da amostra), que põe em prática os seus conhecimentos teóricos e que implementa projectos numa dada Sociedade.
Assim sendo, são profissionais com características particulares no seu modo de agir. Na verdade o Agir do Assistente Social envolve uma multiplicidade complexa, de interacções sociais e supõe a influência recíproca entre pessoas, grupos e entre diferentes forças sociais, organizacionais e instituições.
A atribuição de poderes ao Assistente Social é simultaneamente conferente de autonomia e de possibilidades, de restrições e de constrangimento. Por isso podemos dizer que o Assistente Social inserido numa organização está sujeito as Politicas Sociais: as organizacionais que lhe conferem autonomia nas parcerias e as institucionais que o controlam.
Os elementos constitutivos do campo de intervenção do Assistente Social são, o Assistente Social, o destinatário da intervenção e a Organização. Assim o agir do Assistente Social interfere:
- Nos modos de querer e saber, nos domínios das culturas, das competências, nas estruturas, na organização,