Metodologia de Trabalho
metodologia de trabalho integrado e protagonismo popular: agentes sociais, terrialização e família
Cornélio Procópio
2013
metodologia de trabalho integrado e protagonismo popular: agentes sociais, terrialização e família
Trabalho apresentado ao Curso Especialização em Gestão Social: Políticas, Redes e Defesa de Direitos - Universidade Norte do Paraná.
Cornélio Procópio
2013
INTRODUÇÃO
Existem vários modelos de intervenção que referenciam a prática do Serviço Social, sendo que o tema estudado remete para o modelo sistémico e ecológico, pela própria intervenção em rede no âmbito da rede social, que por si se torna no modelo de intervenção do serviço social.
O trabalho em rede permite às organizações públicas ou privadas o intercâmbio de informação que a cada um compete, sintetizando os recursos disponíveis, os objetivos, ações e contatos disponíveis para divulgação, bem como a estreita coordenação e colaboração das e nas atividades como o objetivo de evitar a duplicação de trabalho entre os serviços sociais locais, beneficiando o indivíduo/família (Nowak, 2001).
As trocas de informações e de cooperações trazem inúmeras vantagens do trabalho em rede, duplicando-as, através da competência e responsabilidade pelo indivíduo e/ou família, bem como no aumento de produtividade e democratização do trabalho social, sendo que a burocratização é ultrapassada pela redução dos procedimentos a efetuar em termos práticos.
DESENVOLVIMENTO
A estratégia de inclusão social definida no PNAI 2006-2008 tem a principal finalidade de inclusão de todos os cidadãos, garantindo o acesso aos recursos, aos direitos, aos bens e aos serviços, bem como promover a igualdade de oportunidades de participação social numa sociedade com melhor qualidade