Serviço social em abrigos
Conceito das três correntes de ensino: Conceito: Oralismo é um método de ensino para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral ou falada. Os que se utilizaram deste método de ensino são considerados surdos oralizados. O Oralismo dominou a educação dos surdos até a década de sessenta quando William Stokoe, publicou um artigo demonstrando que a Língua de Sinais constituía-se em uma língua com as mesmas características das línguas orais.
Conceito: Comunicação Total, proposta flexível que usa os meios de comunicação oral e gestual.
Em 1968, surge a filosofia da Comunicação Total que utiliza todas as formas de comunicação possíveis na educação dos surdos, acreditando-se que a comunicação e não apenas a língua, deve ser privilegiada.
Com a expansão da Comunicação Total, a proposta inicial é transformada e se consolida, não como método, mas como uma filosofia educacional.
Conceito: Filosofia bilíngue, consiste na utilização da metodologia da linguagem de sinais independente da metodologia da linguagem oral.
A partir da década de setenta, conforme Goldfield (1997), percebeu-se que a língua de sinais deveria ser utilizada independentemente da língua oral. Surgindo assim a filosofia Bilíngue, que desde a década de oitenta vem se disseminando por todos os países do mundo.
Sobre o Congresso de Milão. De 6 a 9 de Setembro de 1880, foi realizado em Milão, o Congresso Mundial de Educação de Surdos, com a presença de educadores de surdos de todos os países. As pautas foram: Os edifícios e os métodos de ensino.
No Congresso coube à uma bancada de ouvintes tomar a decisão de excluir a língua gestual do ensino de surdos, substituindo-a pelo oralismo (o comité foi constituído somente por ouvintes). Nos três dias do Congresso, foram votadas 8 resoluções, no entanto, somente a terceira foi aprovada por unanimidade.
Os governos devem tomar medidas