Serviço Social década de 40
O A.S. desenvolvia papel de educador e coordenador. Atuava nos processos de seleções e encaminhamentos paralelamente à isso implementava medidas assistenciais e de educação social e moral (alimentação, recreação, higiene, moral, prevenção de acidente de trabalho) numa visão humanista e tradicional.
.
Em 1946 temo SESI, 1º instituição com recursos e sob direção de empresariado. Surge para estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar do trabalhador na industria. Função: defesa dos salários reais do operariado, através da melhoria das condições de habitação, nutrição e higiene.
- Para o funcionamento do SESI deverá o empresariado contribuir mensalmente o equivalente a 2% da folha de pagamento. Atividades: Serviços assistenciais, lazeres, educação popular, estudos e pesquisas econômico-sociais; atendimento odontológicos, ambulatorial, hospitalar, materno-infância; atenção legal, alimentar e habitacional – visando auxiliar o operário nos problemas mais freqüentes de desequilíbrio e dificuldades.
Dentre este serviços e pesquisas o S.S. teria por função atuar em todos os setores promovendo a adaptação das atividades as necessidades dos operários A perspectiva de prevenção da década de 40 era voltada a produção dos funcionários, acreditava-se que funcionário cuidado consegue melhor produção nos espaços industriais.
Na década de 40 se você não se ajusta ao que o governo ou a empresa propõem então você não é merecedor de atendimentos. Então nesses anos 40 no código de ética do Serviço Social observa-se que o sentido de