serviço socail
Introdução
O trabalho a seguir tem como objetivo expor o uma entrevista feita com uma Assistente Social que trabalha no Centro de Detenção Provisória de Itapecerica da Serra.
Caracterização da região que pertence a organização pesquisada:
Região rural, Itapecerica da Serra, é um município do estado de São Paulo, região metropolitana da capital, com uma população estimada em 161.983 habitantes, com área de 151,458 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1.071,2 habitantes por km².
Nome da organização social
Centro de Detenção Provisória de Itapecerica da Serra.
Histórico da organização
A construção dos vários centros de detenção provisória (CPD), foram elaborados com o objetivo de diminuir a super lotação dos Distritos Policiais (Dps). A inauguração do CPD de Itapecerica da Serra, com 768 vagas, aconteceu em junho de 2004, sob supervisão do Governador do Estado Geraldo Alckimin.
Ao mesmo tempo que novas unidades prisionais são construídas, o Estado opera uma importante reforma na área de segurança, retirando da policia a função de cuidar de presos, e assim centralizando a administração de penitenciarias e CPDs para a Secretaria da administração penitenciaria.
O Centro de Detenção Provisória, foi uma proposta paulista para que presos que estão aguardando julgamento, em vez de ficar na cadeia no distrito policial, vai para a CPD. Na época também eram iniciativas inovadoras do Estado, os Centros de Ressocializaçao de Presos, que contavam com a parceria do Terceiro Setor para a recuperação dos que estavam deixando o sistema carcerário, penitenciarias de segurança máxima, como a de Presidente Bernardes, e a substituição dos policiais militares que atuavam como agentes de muralhas, por agentes de escolta e vigilância, permitindo que 4.000 policiais voltassem a atuar nas ruas. O Estado verificou