servico social
FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
Web-aula 1- Contextualização histórica1
A Revolução Industrial
Mudança da Paisagem: 1ª Revolução Industrial e as Indústrias
Os lucros da colonização da América beneficiaram a ascensão da França e da Inglaterra, admitindo à Inglaterra, agrupar as condições econômicas, políticas e sociais, que acabou gerando a Revolução Industrial, no século XVIII.
A Revolução Industrial foi consequência das transformações ocorridas na agricultura, indústria, transportes, bancos e comunicações, que propiciaram o desenvolvimento da economia capitalista. De modo social, o processo de transformações repartiu a sociedade inglesa em duas classes: a burguesia, que se tornava a proprietária dos meios de produção - máquinas, ferramentas e fábricas - e o proletariado, a classe assalariada.
A Revolução Industrial expressou o processo de mecanização do setor industrial, que ocorreu primeiro na Inglaterra e depois em outros países como a França, os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, etc.
A Revolução Industrial e a Inglaterra
As condições adequadas para a explosão da Revolução Industrial na Inglaterra foram:
Acúmulo de capitais provenientes do comércio colonial;
Revolução Agrícola, fonte de acumulação de capitais pela produção mecanizada de alimentos;
Ricas jazidas de ferro e carvão (para a construção de máquinas e ferramentas);
Desenvolvimento científico;
Ampliação do mercado interno e externo: a Inglaterra permitiu o crescimento do mercado interno pela abertura de canais, estradas e portos. Dispondo de uma esquadra poderosa, a Inglaterra dominava o mercado externo;
Liberação de mão-de-obra no campo para a cidade, favorecendo o acúmulo de capitais, graças aos baixos salários