Seropedica
Ocupa uma área de 283.794 km², e sua população foi estimada no ano de 2011 em 78 183 mil habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 31º mais populoso do estado e o segundo mais populoso de sua microrregião. Faz divisa com os municípios Itaguaí, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados e Paracambi.
O município possui pouca autonomia econômica, sendo sua principal atividade a extração de areia para uso na construção civil, praticada por várias empresas mineradoras da região. A mineração de areia causa grandes estragos à ecologia da região. Enormes crateras se formaram onde a extração foi praticada. E os veios de areia foram esgotados. O lençol freático formou lagos saturados de sedimentos minerais, que deixam a água de cor verde-esmeralda, incapaz de sustentar qualquer forma de vida.
A economia depende também da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em torno da qual gira boa parte da economia do município, proveniente das verbas federais e da renda da comunidade universitária. Considerável parte da população economicamente ativa trabalha no município do Rio de Janeiro, tornando Seropédica uma cidade-dormitório, financeiramente dependente dos municípios vizinhos.
A cidade conta com um pólo industrial às margens da BR 116 com uma área de aproximadamente 19 milhões de metros quadrados para empresas de médio e grande porte. Dentre elas estão a Usina Termoelétrica Barbosa Lima Sobrinho (UTEBLS) e a alimentícia Panco.
Tanguá
Neste município foi instalada em 1969 a Estação Terrena de Comunicações Internacionais Via Satélite, a EMBRATEL..
Belford Roxo
Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de Formigueiro Humano.
Atualmente o município é o sexto mais populoso do Rio de Janeiro, contando com 472.008 mil habitantes, segundo a estimativa do IBGEpara 2011[4], e com o 14º maior PIB do estado, com 3.539.442.000 mil,[6] o seu IDH é 0,742,