ANÁLISE INSTITUCIONAL DO CRAS DE SEROPÉDICA
1- Histórico institucional
O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) executa serviços de proteção básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio - assistenciais locais da política de assistência social.
A inauguração do CRAS de Boa Esperança foi no dia 22/12/2011 no km 50, no mesmo local onde funciona a Terceira Idade. Depois de alguns meses a Terceira Idade solicitou todo espaço, sendo o CRAS reinaugurado no dia 10/04/2012, no km 49 onde passou a atender a população.
É uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta de serviços de proteção básica do Sistema de Único de Assistência Social (SUAS).
2- Localização geográfica
O município de Seropédica ocupa uma área de 283,794 km², e sua população foi estimada no ano de 2011 em 78 183 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística dos quais 38 433 eram homens e 39 753 eram mulheres.
Ainda de acordo o mesmo censo, 64,285 habitantes (82%) viviam na zona urbana, e 13,901 (18%) na zona rural. O município faz divisa com os municípios Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Japerí, Queimados, Itaguaí e Paracambí.
O município de Seropédica possui apenas um distrito, o distrito-sede de Seropédica. Este é subdividido em vários bairros, sendo eles: Boa Esperança, Cabral, Campo Lindo, Canto do Rio, Carretão, Chaperó, Ecologia, Fazenda Caxias, INCRA, Jardim Maracanã, Jardins, Nazareth, Parque Jacimar, Piranema, Santa Alice, Santa Sofia, São Miguel e UFRRJ.
O CRAS IV se localiza no bairro Boa Esperança, situado na margem direita da rodovia antiga RIO-SP, na localidade conhecida como km 49, no centro de Seropédica, na Rua Marlene Nunes da Silva, nº 30A, rua antes da lotérica do campinho. A área de abrangência do CRAS IV é Boa Esperança, Mutirão, Coqueiral, Areal, Vila Sônia, Vila Araújo e Viúva Graça.
3- Aspectos culturais, regionais e locais.
O município ainda é considerado uma região rural tendo pouca autonomia econômica, sendo sua principal