seropédica
O nome dado à cidade de Seropédica deve-se ao fato de que por volta de 1875, na fazenda Seropédica do Bananal de Itaguaí (nome dessa região na época em questão), do proprietário chamado, Luiz de Resende, ocorria a sericultura, eram produzidos cerca de 50 mil casulos de Bichos-da-seda por dia.
O surgimento da cidade iniciou-se de forma mais organizada em meados do Século XVII, quando estabeleceu-se a exploração do atual território onde hoje localizam-se os municípios de Seropédica, Itaguaí e Paracambi.
Os jesuítas, responsáveis pelo desbravamento da região, iniciaram as bases da futura povoação em terras localizadas entre os rios Tinguaçu e Itaguaí, tendo como finalidade catequizar os povos indígenas da região.
A região, por volta de 1945, fora habitada por funcionários do Horto Florestal de Seropédica, hoje denominado de Floresta Nacional Mário Xavier, os funcionários residiam no local com suas famílias, porém, nas proximidades não existiam casas nem escolas, até que, em 1948, a UFRRJ passou seu campus-sede para as margens da antiga rodovia Rio-São Paulo (BR-465), dando início ao desenvolvimento urbano de Seropédica.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma centenária universidade federal brasileira localizada no município de Seropédica, no km 7 da BR-465, Rio de Janeiro. É a universidade com o maior campus horizontal da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e um conjunto arquitetônico de 131.346 metros quadrados de área construída. Historicamente é conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país.2
Até maio do ano de 1967 a Universidade Rural do Brasil era vinculada ao Ministério da