Análise dos impactos socioeconômicos da UFRRJ na cidade de Seropédica
Este trabalho visa analisar os impactos socioeconômicos causados pela UFRRJ sobre o Município de Seropédica. Para isso serão feitas pesquisas que analisarão a infraestrutura de Seropédica antes e depois da instalação da Rural. Assim como também serão analisadas as mudanças no âmbito social da cidade. Esse trabalho tem como finalidade pesquisar formas de como universidades em geral e em especial a UFRRJ podem contribuir com o desenvolvimento local de suas respectivas cidades. Isso porque, ter uma universidade federal é um privilégio que pode ser concedido a qualquer cidade, tendo em vista que uma universidade pública pode trazer muitas mudanças para a cidade onde a mesma se localiza. E serão essas mudanças que serão analisadas e desenvolvidas nesse trabalho. A universidade analisada será a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizada no Município de Seropédica no Estado do Rio de Janeiro.
Antes da faculdade rural Seropédica nem se tratava de uma cidade e sim do segundo distrito da cidade de Itaguaí, ao qual era famosa por produzir a melhor seda do mundo, posteriormente a cidade ganha seu nome graças a sua fama com a produção desse bem.
Em 1948 com a consolidação de novos cursos e de serviços criados, a história da antiga faculdade do brasil começava a ser traçada na futura cidade de Seropédica, pois nesse ano a cede da faculdade passa a ser uma antiga fábrica de seda local as margens da estrada Rio-São Paulo. Após tal fato a cidade permaneceu inexpressiva devido ao seu difícil acesso, até a criação da rio-santos que facilitou o acesso à região. Em 1995 um decreto de lei a torna em fim uma cidade independente, uma das mais novas do estado do Rio de Janeiro. Contudo a então a cidade de Seropédica continuou se desenvolvendo as sombras a universidade, se sustentando basicamente do comercio gerado por quem faz uso da instituição de ensino que com o passar dos anos vai inserindo mais cursos em sua grade e assim atraindo