serina
ANANDA APPLE MARTINS DA SILVA
JACQUELINE SILVA DE MORAES
LEILA MENDONÇA DOS SANTOS
PRISCILA PALOMA DE MATOS
SERINA
MOGI DAS CRUZES
NOVEMBRO/2013
ESCOLA TÉCNICA MOGIANA
ANANDA APPLE MARTINS DA SILVA
JACQUELINE SILVA DE MORAES
LEILA MENDONÇA DOS SANTOS
PRISCILA PALOMA DE MATOS
SERINA
Trabalho de pesquisa apresentado no Curso Técnico em Farmácia, Segundo Módulo Noite,como exigência parcial para aprovação na disciplina de Bioquímica.
MOGI DAS CRUZES
NOVEMBRO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Ressaltar os principais assuntos sobre a Serina, um aminoácido constituinte das proteínas. A definição do aminoácido e a importância biológica desse aminoácido, todo o seu processo de sintetização no corpo humano a partir de reações enzimáticas, que ocorrem em três etapas, ou pode ser adquirida por ingestão através de determinados alimentos, por ser de estrutura não essencial. Definiremos sua composição molecular, ou seja, sua estrutura em aspecto físico, demonstraremos também como a Serina é formada, onde esse aminoácido é encontrado, todo processo que ocorre para sua metabolização, seu mecanismo de ação para benefício em um organismo, o seu uso clínico, onde à uma utilização da Serina para benefícios ao corpo humano, sejam eles como produtos cosméticos ou medicamentos para tratamentos de patologias que ocorrem na deficiência deste aminoácido.
DEFINIÇÃO DO AMINOÁCIDO
Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Alguns podem conter enxofre em sua composição. Esses compostos se ligam formando a molécula de aminoácido da seguinte forma:
Contendo um grupo carboxílico (COOH), um grupo amina (NH2) e uma molécula de hidrogênio (H), ligados a um átomo de carbono, chamado de carbono alfa. A esse mesmo carbono também é ligado um radical, genericamente