ser ético
Atividade apresentada a Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, como reposição de aula do dia 04/10/2014 na Disciplina de Gestão de Desempenho.
Professor (a): Alessandra
Ourinhos
2014
Texto: Não basta ser, tem de parecer ético.
Questões e respostas:
1.) Como fica o papel do profissional de Recursos Humanos nas organizações quando ocorre a dicotomia entre a busca do lucro a qualquer custo e o bem estar do empregado?
Resposta: Ficou claro que os executivos e suas respectivas companhias coexistiam em torno de um pacto direcionado a oficializar manobras elícitas e obscuras.
2.) Como é possível ocorrer a vitória da transparência sobre a manipulação nas organizações?
Resposta: Apelamos a todos os envolvidos no Recursos Humanos l para contribuir com esta iniciativa de promover a transparência e a integridade através da fiscalização e do senso de responsabilidade.
3.) Como o profissional de Recursos Humanos entende a questão “mais do que ser ético, tem que parecer ético”. ?
Resposta: Não basta só ser ético tem que mostrar através de atitudes que é ético como, por exemplo:
Assim como não basta dizer que é católico, é preciso agir em consonância; não basta dizer que é contra o aborto, tem de parecer também.
4.) Baseado na nossa sociedade contemporânea e na postura do profissional de Recursos Humanos comente a frase: “O futuro é um campo minado de incertezas, pontuado por dúvidas onde quer que se olhe”.
Resposta: Por causa das emoções nós deixamos de aproveitar o lado pessoal, focando no lado profissional e com isso nos prejudicamos.
5.) O estresse; as fobias, os comportamentos obsessivos; os transtornos físicos, mentais e emocionais podem atingir o profissional de Recursos Humanos, ele pode demonstrar essas problemáticas na empresa, para seus superiores e/ou subordinados?
Resposta: Não, pois o profissional deve ser ético, não demonstrando