O que significa ser etico
A consciência moral, segundo a autora do livro Convite à filosofia, Marilena Chauí, está ligada ao senso moral e ambos dizem respeito a valores, sentimentos, intenções e ações referidas ao bem, ao mal e ao desejo de felicidade, sentimentos e ações que estão intrínsecas às relações que temos com o outro, portanto fazem parte da nossa vida.
A consciência e o senso moral se manifestam em nossas vidas com bastante freqüência, em situações como, por exemplo, em que jovens inexperientes têm que escolher entre a juventude ou o filho que não foi planejado, em que um pai de família desempregado tem que optar entre ser honesto e continuar na mesma situação ou aceitar um emprego desonesto, na dúvida se deveu entregar para policia um homem que roubou uma fruta para dar de comer a uma criança, enfim várias situações que nos levam a refletir. Como podemos ver a consciência e o senso moral estão diretamente ligados a valores sociais como: honestidade, honradez, justiça e também aos sentimentos provocados por esses valores como: vergonha, admiração, dúvida, entre outros.
Qualquer um que pode avaliar decidir ou julgar este sujeito ao campo ético. Não existe alguém sem ética, até porque ética não é um propriedade de um ser e sim um conjunto de princípios que orientam minha conduta. Quando falamos em falta de ética, o que realmente existe é um comportamento que é contrário ao comportamento ético de um grupo, que podemos chamar de antiético. Bandidos possuem ética só que contraria a nossa, gerando assim princípios antiéticos.
Ainda assim existem pessoas consideradas aéticas, que são as que não possuem a capacidade de decidir, avaliar ou julgar. Segundo a constituição pessoas vistas como menor de idade,