Ser pedagogo
É o campo do conhecimento que se ocupa do estudo da educação, istó é, do ato educativo da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da atividade humana. O Pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente, ligadas à organização e aos processos da transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo vista objetivos de formação humana previamente definidos. Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.
Segundo o pensamento e a certeza que a Pedagogia é a ciência da educação e ocorre em todos os espaços, pois é fruto da socialização, a cada dia mais a educação tem se tornado pauta em diversas discussões.Pensa-se na educação como um processo de contrução que integra ao mesmo tempo, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído culturalmente , à partir do contexto familiar e social.
O pedagogo diante desse paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que a cada dia mais, se torna apto a exercer essa função muito importante, que é a de transmição de conhecimento, “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades” . (LIBÂNEO, 2004, p.26).Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social, motivadas pelo surgimento de novas tecnologias e pelos efeitos da economia.
Segundo Libâneo(2004,p.26), “ o mundo assiste hoje às intensas transformações, como a