TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO
RESUMO
Para se entender essa teoria, precisamos dividi-la em: - Consumidores e Produtores.
O estudo do comportamento dos consumidores é denominado de TEORIA DA DEMANDA.
O estudo do comportamento dos produtores é denominado de TEORIA DA OFERTA.
A Quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor deseja adquirir em certo período de tempo.
A demanda depende de vários fatores (objetivos e subjetivos), dentre os quais podemos destacar:
◦ Fatores climáticos e sazonais; propaganda; expectativas sobre o futuro; facilidades de crédito (disponibilidade, taxa de juros, prazos); do preço do bem; da renda do consumidor (e sua distribuição); dos preços dos outros bens; das preferências dos consumidores, com base nos seus hábitos e gostos.
A teoria da demanda é derivada de hipóteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens que seu orçamento permite adquirir. Normalmente teremos uma relação inversa entre o preço do bem e a quantidade de demanda.
Desta forma, enquanto o preço possui uma relação inversa com a quantidade demandada, sua relação com a quantidade ofertada é direta (crescente). Isto significa que aumentos de preços estimulam a oferta do bem e, por outro lado, quedas no preço desestimulam a oferta do bem. Como o preço para o produtor (vendedor) é uma receita, aumentos de preço (tudo o mais constante) elevarão seu faturamento e vice-versa.
INTRODUÇÃO
No dia 25/09/2013, foi realizado o desenvolvimento do trabalho referente ao produto OMO com base no texto “Teoria elementar do funcionamento do mercado”, do autor André Franco Montoro Filho, com intuito de apresentar uma visão simplificada do problema.
Demanda Individual
A demanda individual pelo sabão representa-se tanto pelo desejo quanto pela necessidade do consumo. Ao ir ao supermercado o consumido tem o desejo de adquirir um produto que atenda mais que a sua necessidade,