Ser lider
SER LÍDER
Ser aquele que guia não é tarefa fácil. Principalmente, porque esse indivíduo deve ser o exemplo de conduta sob todos os aspectos.
Para se tornar um verdadeiro líder, a primeira coisa que se precisa fazer, é abrir mão de inúmeras vontades pessoais, deixando com que as do grupo se sobressaiam. Isto não significa ser apenas o ouvinte ou passivo das situações.
Sua participação deve ser mais moderada e bem pensada, intervindo sim, mas nos momentos certos e com atitudes que condizem com as expectativas do grupo.
Liderar é conduzir, é gerir pessoas, é transformar planos em realidade.
Administrar situações, tomar decisões que envolverão pessoas, tempo, dinheiro, objetos, são ações que fazem parte da responsabilidade de um líder, e este tem que estar preparado para encarar esta função.
Não existe uma fórmula certa, exata, para ser um líder de sucesso. Mas um fator é imprescindível; a vontade de liderar. O líder tem que ser o primeiro a ter as idéias de seu grupo fincadas no coração, se tornado a base de sustentação e o legítimo representante dos liderados. Ele não pode deixar a função lhe diferenciar dos demais, pois isso fará com que os liderados se sintam incompreendidos e distantes de seu guia.
Administrar situações com sucesso é outra premissa para quem aspira à posição de condutor de um grupo. Essa habilidade só se conquista com a preparação, o estudo e a prática.
Um elemento importante, se não o maior deles, é à vontade de estar à frente, de ser o exemplo, o guia. Vontade de assumir esta posição com responsabilidade e amor, vontade de abrir mão de si mesmo, algumas vezes, para conquistar algo muito maior do que a alimentação do próprio ego.
Vontade de aprender cada vez mais, e possibilitar aos outros que aprendam da mesma forma, ou mais do que você.
Vontade tornar maior o sentimento que envolve aqueles de quem você esta à frente e, principalmente, vontade de percorrer grandes