SER DOCENTE NO MAGIST RIO
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03
2. SER DOCENTE NO MAGISTÉRIO/NÍVEL MÉDIO...............................................05
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................15
INTRODUÇÃO:
O presente relatório tem como finalidade relatar as pesquisas realizadas e coletadas para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Magistério/Nível Médio, da Unidade Temática de Aprendizagem Didática, que teve como objetivo investigar as ações desenvolvidas em uma das disciplinas Pedagógicas (Fundamentos Pedagógicos, Didática e Metodologias de Ensino) do curso Normal de Nível Médio ou nos campos de pesquisa afins.
O conteúdo das disciplinas, relação professor-aluno, recursos, metodologias e técnicas de ensino, comportamento e características dos alunos, aspectos gerais e de organização do Curso, entre outros que possam se manifestar como elementos pertinentes à organização do ensino no Curso de Formação de Professores em Nível Médio ou campos relacionados.
A perspectiva de formar o professor pela pesquisa confirma a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Essas pesquisas além de contribuírem para a produção de conhecimento na área, podem trazer o desenvolvimento profissional e a mudança da prática docente. É fundamental a discussão do papel do professor na pesquisa e na produção de conhecimentos. Ao analisar os problemas da prática e produzir explicações dos determinantes, os pesquisadores podem indicar novos caminhos para a construção de novas alternativas para mudança dessa prática. Com isso, a compreensão favorece a aproximação das práticas dos professores com as análises teóricas que são produzidas, resultando em melhorias.
A pesquisa é