Apresenta o1
Algumas Definições:
Falha: ocorre quando um membro ou componente estrutural deixa de realizar a função para a qual foram destinados.
Coeficiente de segurança(s): é um número maior que a unidade, que ao multiplicar o estado de tensões provoca a ruína do material.
Tensão Equivalente: É uma tensão de tração simples que multiplicada pelo mesmo coeficiente de segurança do estado de tensão leva o material à ruína por tração
Algumas Definições:
Estados Mecânicos:
Elásticos - comportamento linear (lei de hooke).
Plásticos – aparecem deformações permanentes.
Ruptura – destruição.
Estado de tensão – é o vetor tensão em um ponto do material, devido as ações das cargas no mesmo.
Estado de tensão limite – é uma propriedade do material, é quando um ponto dado do material muda de estado mecânico. Modos de Falha:
Ruptura por Carga Estática:
•Quando é um material frágil/quebradiço, geralmente ocorre de maneira súbita e completa(limite de ruptura), e geralmente começa em fissuras em áreas de alta concentração de tensões. •Em materiais dúcteis ocorre como um resultado de deformação excessiva (tensão de escoamento), gerando deformações totais e muito grandes.
Teoria da Tensão Normal Máxima a teoria da tensão norma máxima estabelece que a falha ocorrerá quando a maior tensão principal se iguala a tensão limite de escoamento ou da resistência a ruptura do material.
Critérios de Dimensionamento:
Critério de Coulomb-Mohr ou Teoria do Atrito Interno
Este critério é usado para materiais friáveis com propriedades de tração e compressão diferentes. Materiais friáveis não possuem um ponto de escoamento específico e, portanto, não é recomendado usar o limite de escoamento para definir a tensão limite para este critério.
Critérios de Dimensionamento:
Critério da máxima tensão de cisalhamento ou Critério de
Tresca.
Usado para matérias dúcteis, esta teoria prevê que a falha do material irá ocorrer quando a tensão de cisalhamento máxima absoluta atingir a