sequenciamento de dna
Espectroscopia de fluorescência aplicada a sequenciamento de DNA
Nos últimos 20 anos, houve grandes avanços no uso de espectroscopia de fluorescência para estudar
DNA, além de outras inúmeras aplicações dentro das ciências biológicas.
A espectroscopia de fluorescência é a metodologia dominante em áreas como diagnóstico médico, biotecnologia, sequenciamento de DNA, forense, entre outras.
Métodos de fluorescência são usados atualmente em seqüenciamento e outros processos de manipulação de
DNA.
Até recentemente, todo seqüenciamento de DNA é feito usando detecção de fluorescência e atualmente, o processo é altamente automatizado e usado em inúmeros laboratórios no mundo. Introdução a espectroscopia
Espectroscopia é o nome dado a toda técnica de levantamento de dados, através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra Princípios do fenômeno de fluorescência. Luminescência é a emissão de luz por qualquer substância e ocorre nos átomos em estados eletronicamente excitados.
É formalmente dividida em 2 categorias, a fluorescência e a fosforescência, que depende da natureza do estado excitado, podendo ser singleto ou tripleto.
Fluorescência
Em estados singleto, o elétron no orbital excitado é emparelhado ao elétron do estado fundamental. Por isso, o retorno ao estado fundamental é permitido e ocorre rapidamente com a emissão de um fóton.
A principal diferença entre fluorescência e fosforescência é que na fluorescência, as taxas de emissão são de tipicamente 108/s, então o tempo emissão é na faixa de dezenas de nanosegundos, enquanto na fosforecencia, são tipicamente milisegundos ou até mesmo segundos.
Por isso, na fluorescência, a emissão só dura enquanto houver estímulo.
Fluoróforos bioquímicos
Fluoróforos ou fluorocromos são basicamente substancias ou componentes de uma substancia
ou