Trabalho Sequenciamento DNA
1051 palavras
5 páginas
Em 1977, Frederick Sanger e Alan Coulson publicaram dois trabalhos onde reportavam metodologias eficazes para a determinação da sequência de DNA de organismos, iniciando uma completa revolução na biologia. Sua esplêndida técnica de sequenciamento utilizando os chamados “didesoxinucleotídeos” imperou absoluta na ciência genômica ao longo dos 30 anos que se seguiram à sua publicação original. Sanger abriu as portas para toda a análise informacional em ciências genômicas e mostrou que era definitivamente possível compreender genomas ao “soletrá-los” através da sequência de bases químicas do DNA: A, C, T e G. Com a seqüência de bases em mãos, é possível pesquisar diversos dados como, por exemplo, conhecer a seqüência de um gene, isolar este gene, obter proteínas codificadas por este gene, etc. Mas o grande sonho da pesquisa dos genomas é desvendar por completo processos vitais cujos mecanismos existem devido a pequenas ferramentas que são as proteínas. A pesquisa futura das proteínas será realizada em grandes projetos chamados “Proteoma”.
Técnicas de Sequenciamento e o Seqüenciamento de Sanger
O avanço da tecnologia é, sem duvida, ferramenta essencial no processo de desvendar o DNA. O uso de programas de computador nas etapas do sequenciamento tornou o processo muito mais fácil e rápido (permitindo o sequenciamento em larga escala) e, de certa forma, contribuiu para maior precisão dos resultados; assim, o desenvolvimento e a utilização dos seqüenciadores automáticos é fundamental. No entanto, ainda hoje, a técnica de Sanger consiste no método de base para o sequenciamento.
Mas, afinal, como produzir um DNA para sequenciamento e do que se trata a técnica de Sanger?
Primeiramente, para sequenciar um trecho de DNA, deve-se ter uma grande quantidade dele no tubo de ensaio. Duas formas corriqueiras de se obter grandes quantidades de uma determinada sequência de DNA são: a clonagem em plasmídeo, sendo que os plasmídeos são moléculas circulares duplas de DNA capazes de se