O Projeto Genoma Humano (PGH)
Este trabalho abordará um assunto muito interessante da biologia: a Genética. Nós, seres humanos, fomos gerados através da união de um óvulo vindo da mãe e um espermatozoide vindo do pai, ambos haploides (n) com 23 cromossomos cada.
Essa união gera, então, a primeira célula de todo ser humano: o zigoto (2n – diploide, com 46 cromossomos). Cada cromossomo é uma longa sequencia de DNA, e é esses cromossomos que determinam o sexo e as características de cada indivíduo. Há alguns anos atrás, os cientistas tentaram sequenciar o Genoma no chamado PROJETO GENOMA HUMANO.
O que é genoma? O que foi o PGH? Para que contribuiu? Ao ler este trabalho estas dúvidas e outras poderão ser respondidas.
O que é GENOMA?
O genoma foi constituído no momento em que houve a fecundação, é a mistura de milhares de comandos, que chamamos de genes. Cada um dos 30 mil a 40 mil genes que estima comporem nosso genoma é uma instrução específica para regular todas as nossas características: altura cor da pele, cor dos olhos, quantidade de cabelo, tamanho do nariz, distribuição de gordura no corpo, formato do rosto, capacidade respiratória, cardíaca etc. Nosso genoma é o conjunto desses genes, a totalidade das instruções gênicas que existem no núcleo de cada célula.
Cada célula contém dois genomas, cada um herdado de um genitor (pais): as duas cópias de cada cromossomo que herdamos nos fornecem duas cópias de cada gene e, deste modo, duas cópias de genoma.
Um cromossomo é uma longa sequência de DNA, este, encontra-se no núcleo das células e contém instruções que determinam as características do ser vivo, instruções estas transmitidas de geração a geração. O ácido desoxirribonucleico pode ser visto como uma fita composta por quatro elementos básico repetidos: as bases do DNA – A (adenina), C (citosina), G (guanina) e T (timina). O genoma de todos os seres vivos está escrito com combinações diferentes dessas quatro letra. O genoma da bactéria Xylella fastidiosa, por exemplo,