sequencia pronta da marines tomate
Tema: Vai já pra dentro menino
Público alvo: Crianças com necessidades educativas especiais (04 anos)
Áreas envolvidas: artes, ciências e matemática
Tempo previsto: 75 dias
Objetivo: Através da poesia “Vai já pra dentro menino” (Pedro Bandeira) promover a socialização, exploração do tato, o olfato, criar e cuidar de uma horta em específico de tomate, observar o crescimento de um ser vivo e valorizar o meio ambiente e com os materiais aprender formas geométricas
Conteúdos: aprender formas geométricas e conhecer como funciona o cultivo de tomate
Procedimento: com a leitura da poesia “Vai já pra dentro menino” fazer roda de conversa. Fazer perguntas para as crianças se sabem o que é uma horta, explicar com as crianças o que é uma horta. Contar que os vegetais também são seres vivos. Por isso também precisam de cuidados, como água e sol. Mostrar a figura do tomate.
Mostrar um tomate para as crianças, explicar suas qualidades, o que ele auxilia em nossa saúde, deixar que elas peguem sintam a textura, o aroma.
Fazer uma placa com o nome de cada criança, data e foto do tomate, proteger com o plástico e colar no palito com a fita adesiva. Em um canto adequado da escola, pedir para que as crianças cavem a terra com as pazinhas fazendo um pequeno buraco, colocar a semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografar para registrar o momento.
A horta precisa de cuidados diários, água e observação para detectar pragas. Perguntas para as crianças O que acontece se a planta não for regada, ou receber luz? Estimular as crianças a não mexerem nas plantas para não machucá-las.
Durante o processo as crianças vão desenhar o desenvolvimento do tomate “Como eu vou saber da terra, se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes, sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos, quero a vida até o fundo.
Quero ter barro nos pés, eu quero aprender o mundo!”
Recursos: Terra, cascas de frutas e legumes, sementes de tomate,