Walmart cadeias produtivas
Páginas 72, 73 e 76: Banco de Imagens Shutterstock
76
SUMÁRIO
1. Apresentação 2. RSE e as ações empresariais 2.1 temas da rse 3. Cadeias produtivas e suas interdependências 3.1 as diferentes cadeias 3.2 Os impactos do varejo 3.3 as conexões do varejo 4. Relacionamento com os stakeholders 4.1 Influenciando a cadeia de valor 4.2 a força do consumidor 4.3 A força das certificações 4.4 compartilhando experiências 5. Dilemas, desafios e benefícios 6. Conclusões 7. O Wal-Mart e sua cadeia produtiva 7.1 incentivo a boas práticas 7.2 clube dos produtores 7.3 foco no regional 7.4 parcerias de valor 7.5 Marca própria 7.6 Os outros elos da cadeia 8. Anexo
77
78
o diálogo como base de cadeias produtivas sustentáveis. sãO três Os Grandes desafiOs da atualidade: crise ecOnôMica, desiGualdade sOcial e desequilíbriO aMbiental. e eles passaM pelOs três pilares da sustentabilidade: O ecOnôMicO, O sOcial e O aMbiental. hOje está Mais dO que clarO que nãO existe sucessO financeirO de lOnGO prazO seM a devida atençãO aOs OutrOs dOis pilares. e as eMpresas, cada vez Mais, percebeM a iMpOrtância estratéGica de adOtar uMa GestãO sustentável cOMO parte, inclusive, de sua perenidade.
nessa nOva era de desenvOlviMentO ecOnôMicO, as relações entre prOduçãO e cOnsuMO taMbéM se renOvaraM. há deMandas inéditas, lOcais e GlObais, para tOda a cadeia prOdutiva – aquele cOnjuntO de prOcessOs, atividades e Operações que transfOrMaM a Matéria-priMa eM prOdutOs e serviçOs desejadOs sustentabilidade nas relações de cOMpra, prOduçãO, lOGística, venda, pós-venda e pós-usO.
pelO cOnsuMidOr final. tOdOs Os elOs desta cadeia precisaM estar atentOs às nOvas deMandas pela
O setOr dO varejO, principalMente Os superMercadOs, que representaM a pOnte entre Os que prOduzeM e justaMente pOrque pOde influenciar pOsitivaMente fOrnecedOres e cOnsuMidOres.
Os que cOnsOMeM, deseMpenha iMpOrtante papel na disseMinaçãO de bOas práticas de sustentabilidade -
nO