Cadeia produtiva do pescado
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO: NUTRIÇÃO
Cadeia Produtiva do Pescado no Estado do Pará
Professor: Johnatt Rocha
Discente: Gabriela Cunha
Belém
2013
Resumo
No Estado do Pará, as cadeias produtivas assumem importante papel socioeconômico na ocupação de mão-de-obra, geração de renda e oferta de alimentos para a população, especialmente para as pequenas comunidades do meio rural.
E o setor pesqueiro assume um papel fundamental na economia estadual dada a sua relevância na ocupação de mão-de-obra e produção de alimentos. No entanto, a ausência de estudos que integram aspectos biológico-técnicos e socioeconômicos dificulta o ordenamento da pescaria, dada a complexidade da atividade pesqueira
Introdução
Define-se cadeia produtiva como sendo o conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente desde as fases iniciais da elaboração de um produto até a colocação do produto final junto ao consumidor. Isso inclui desde as matérias-primas, insumos básicos, máquinas e equipamentos, componentes, produtos intermediários até o produto acabado, a distribuição, a comercialização e a colocação do produto final junto ao consumidor, formando elos de uma corrente (EMBRAPA, 2006).
Atualmente, o Brasil é o 25º produtor mundial de pescado. E a cadeia produtiva da pesca artesanal no Nordeste do Estado do Pará, assume um papel fundamental na economia estadual dada a sua relevância na ocupação de mão-de-obra e produção de alimentos (Santos, 2005).
A pescada amarela é um dos principais recursos explorados na costa norte do Brasil e representa 19% dos desembarques do Estado do Pará. Os principais portos de desembarque são as cidades de Belém, Bragança e Vigia que juntas representam aproximadamente 66% dos desembarques do estado (Mourão et al., 2009).
A atividade pesqueira na costa paraense é complexa e nela coexistem diversas unidades que denominamos “sistemas de produção pesqueira”. Cada sistema apresenta uma estrutura