Procedimentos de prevenção e combate a incêndios
A maioria dos incêndios ocorre por acidente, ou seja, descuido humano que poderia ter sido evitado com alguns cuidados básicos e simples. Para evitar incêndios domésticos é preciso ter alguns cuidados, tais como: Não se distrair com outras coisas ao cozinhar, não brincar com fogo, deixar produtos voláteis longe de fogões tomadas e fios, não deixar velas e lamparinas sobre móveis, cortinas ou tapetes, não sobrecarregar tomadas e etc.
Já em Laboratórios é preciso um pouco mais de cuidados, como por exemplo não guardar em locais iguais solutos e solventes ou coisas voláteis próximas de Bicos de Bünsen ou próximo de algo que cause extremo calor ou faíscas, sempre rotular o que é cada substância para que não ocorra enganos na hora dos experimentos.
Também é de extrema necessidade a presença de extintores adequados e em condições de uso nesses locais e que estejam de fácil acesso. Não guardar cilindros no local de trabalho, de preferência na área externa e um tanto quanto afastada, para que se caso haja algum acidente, a explosão ou o fogo não causem maiores estragos.
Para que haja fogo, são precisos três fatores: Fonte de Calor, Comburente e Combustível. Sendo que, na ausência de qualquer um deles, não haverá fogo de forma alguma.
Combustível é toda a substância capaz de entrar em chamas e ao mesmo tempo espalhar o fogo, alimentando-o.
Existem três tipos de Combustíveis:
-Combustíveis Sólidos: São exemplos a madeira, tecidos, como também os Metais Alcalinos(Potássio, Magnésio, Cálcio etc) que queimam diretamente em seu estado sólido.
-Combustíveis Líquidos: São exemplos o álcool, acetona, gasolina. Em sua maioria mais leves do que a água.
-Combustíveis Gasosos: São exemplos o Hidrogênio, o GLP (Gás de cozinha) e etc.
O Comburente é o elemento que reage com o combustível, causando o fogo e determinando a intensidade da combustão que haverá entre eles. O Comburente mais comum é o oxigênio, mas