Resíduos liquidos
Rua Andrade Corvo, 32
1069-014 Lisboa
Portugal
tel : +351 213 165 300 fax: +351 213 578 140 info@allianz.pt www.allianz.pt
Formação de Combate a Incêndio
Direcção Negócio Empresa – Consultores de Risco http://empresas.allianz.pt/riscos/brochuras.html Consultores de Risco
Ficha de prevenção I / 2005
Companhia de Seguros Allianz Portugal. S.A.
Ficha de prevenção I / 2005 – Formação no Combate a Incêndio.
1. Introdução
A maioria dos incêndios ocorre, directa ou indirectamente, devido a intervenção humana. Simultaneamente, a participação humana é fundamental na segurança contra incêndios nas suas diversas fases, quer de prevenção, quer na vertente de actuação em caso de emergência.
De facto, as medidas passivas e físicas relacionadas com as características construtivas dos edifícios e os equipamentos de protecção instalados não eliminam as possibilidades de ocorrência de um incêndio nem garantem, por si só, a limitação das suas consequências.
Consequentemente, as medidas de natureza humana são fundamentais para a redução da probabilidade da ocorrência de um incêndio e determinantes para a restringir a sua extensão. Por conseguinte, a formação de combate a incêndio desempenha um papel de extrema importância na consecução dos objectivos da protecção, nas suas diversas vertentes, quer de vida humana como de danos patrimoniais, também na interrupção da actividade e da disponibilidade das instalações ou ainda no prejudicial impacto ambiental.
A criação de grupos organizados com capacidade de eliminar um incêndio numa fase precoce, tem demonstrado ser uma medida bastante eficiente com resultados bastante proveitosos. Sensibilizar todos os funcionários de uma organização que a responsabilidade da segurança não compete apenas a alguns, mas sim a todos, faz parte de um processo evolutivo cujas consequências serão benéficas para a sociedade em geral, afinal… “mais vale prevenir que remediar”.
Neste documento