separação quimica
Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, centrifugação, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema. catação consiste na separação de materiais por simples operação manual. Por exemplo, o processo de catar feijão impróprio em meio a feijões de boa qualidade.
VENTILAÇÃO É usada quando os sólidos granulados que formam a mistura possuem densidades diferentes. Nesse caos passa-se uma corrente de ar pela mistura, o solido menos denso é arrastado e separado do mais denso.Exemplo: grãos de café e cascas.
LEVIGAÇÃO Usada para separar misturas do tipo solido/solido, quando os componentes têm densidades diferentes. Emprega-se uma corrente de água ou de outro liquido para arrastar o componente menos denso. Exemplo: processo usado por garimpeiros para separar ouro (mais denso) da areia (menos densa). dissolução fracionada, deve-se dissolver um dos componentes sólidos em um solvente, geralmente água. A partir dessa dissolução, o material que foi dissolvido na água pode ser separado dos demais sólidos por uma filtração simples. destilação fracionada é um método de separação de líquidos presentes em misturas homogêneas ou