QUÍMICA - Separação de Misturas
MISTURAS
MISTURAS Uma mistura é uma associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes.
Então, como saber se um composto é uma mistura ou apenas um componente? É para isso que servem os métodos de separação, alguns listados abaixo: Decantação;
Centrifugação;
Filtração;
Destilação (simples e fracionada);
Fusão (fracionada);
Dissolução (fracionada).
DECANTAÇÃO
Decantação é um método utilizado para separar misturas heterogêneas, principalmente bifásicas, como sólido-líquido, sólido-gás, líquido-gás e líquido-líquido.
Esse é um processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Um exemplo de decantação é a separação de uma mistura de água e óleo utilizando funil de bromo, como segue abaixo:
CENTRIFUGAÇÃO Centrifugação é um método utilizado para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido. Esse método é uma maneira de acelerar a decantação.
Nesse método é utilizado a centrífuga. Nesse aparelho, devido aos movimentos de rotação, as partículas com maior densidade são “atiradas” para o fundo do tubo.
Girando a manivela da centrífuga manual, os tubos de ensaio contendo a amostra se inclinam fazendo com que a parte mais densa da amostra vá para o fundo do tubo, separando-se da menos densa. Centrífuga em repouso Centrífuga em funcionamento
FILTRAÇÃO Filtração é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo. Para as filtrações quantitativas,