Separação Química
Na peneiração separa-se grãos menores de maiores com o auxílio de uma peneira (conhecido também como TAMISAÇÃO). Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha.
Ex: Areia fina - Areia grossa. Areia – Pedras
Levigação
Levigação é um método de separação de sistemas heterogêneos de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las. É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia. Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias.
Ex: Ouro com terra ou areia, com água e sal.
Decantação ou Sedimentação
A decantação é um processo de separação que permite separar sistemas heterogêneos. É utilizada principalmente em diversos sistemas bifásicos como:
Ex I: Areia/Açucar – Água (Sólido-Líquido). Água – Óleo (Líquido –Líquido) Funil de decantação onde água (+ densa) óleo (- denso). Vapor d’ água – Ar (Líquido – Gasoso).
Ex II: temos uma mistura A e ao esperar um tempo vimos que a parte mais densa se sedimentou, ou seja, se depositou no fundo do recipiente, separando-se da fase líquida, que pode, então, ser transferida.
Centrifugação
Através da centrifugação se busca aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador (que faz com que o sistema contido no tubo decante seja mais rápida). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de:
Ex: Glóbulos vermelhos - Plasma sanguíneo Nata - Leite.
Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após é extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.
Destilação simples
Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água